Intersubjetividade
A intersubjetividade é uma condição da vida social que permite a partilha de sentidos, experiências e conhecimentos “entre sujeitos”. Este conceito está estreitamente implicado com a questão de saber como é que nós resolvemos as nossas diferenças, ultrapassamos os nossos pensamentos pessoais e partilhamos as nossas subjetividades com os outros. É através da intersubjetividade e do seu papel mediador no ciclo de perguntas e de respostas que a comunicação é possível. A relação intersubjetiva, tomada como fato primeiro ou essencial funda a possibilidade do diálogo.
O conceito de intersubjetividade tem sido usado para designar diferentes processos ou diferentes aspectos de um mesmo processo, sendo muitas vezes usado como equivalente de conceitos como “relação”, “interrelação”, “interpenetração”, “interdependência”, “interjogo”, “vínculo”, “interação”, “mútua constituição”, “relacional”, “interpessoal” ou “interativo”.
Dentre as relações fundamentais do ser humano a que mais interessa à política e à ética é a relação de intersubjetividade (relação com o outro) que se sobrepõe à relação de objetividade (relação com o universo) e abre se consciente ou inconsciente ao Outro absoluto (relação de transcendência). Pois aquela encerra todo ato e toda perfeição da vida social - política e esta, culmina no novo apontado e exigido pela situação do homem saturado do ter em busca do sentido último da vida. A preocupação com esta relação se manifesta ao longo da história das ideias políticas em que todos os filósofos tentaram constituir e justificar a intersubjetividade como categoria fundante para a vida social e política. De Kant até aos nossos dias esta ideia nos persegue e nos lança neste mistério desconhecido, que é o ser humano na sua convivência.
Referência: intersubjetividade. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2013. [Consult.