interpretação
O sociólogo Georges Elton Mayo nasceu no dia 26 de dezembro do ano de 1880, em Adelaide, na Austrália e faleceu no ano de 1949, 69 anos. Reconhecido mundialmente como um grande estudioso da sociologia e fundador do movimento das relações humanas, que se opôs aos princípios do trabalho de Taylor com a Teoria Clássica da Administração, a qual era considerada uma forma de exploração aos operários.
Mayo licenciou-se na Universidade de Adelaide, estudou Medicina em Londres e Edimburgo, ensinou Filosofia Mental e Moral em Queensland. Como professor e diretor de pesquisas da Escola de Administração de Empresas de Hardvard, Mayo dirigiu o projeto de pesquisa da fábrica de Hawthorne na fábrica da Western Eletric Company em Chicago. Escreveu alguns livros, baseados nas descobertas das experiências realizadas, dando origem à Teoria das Relações Humanas.
Larissa:
Com a necessidade de se ter uma Administração que fosse mais democrata e humanizada, as experiências feitas pelo sociólogo, fizeram surgir o que se chama de Teoria das Relações Humanas. Essa teoria foi muito importante, em virtude das práticas administrativas daquele tempo, especialmente relacionadas à exploração do trabalhador. A ênfase na estrutura e nas tarefas foi substituída pela ênfase nas pessoas. A natureza do ser humano como ‘’homo social’’ substituiu a concepção de ‘’homo economicus’’, ou seja, as pessoas são motivadas e incentivadas por estímulos.
HOMO ECONOMICUS : Termo que pretende designar o comportamento do homem dominado, tem base na teoria clássica (Taylor).
HOMO SOCIAL: Conceito de Homo Social, no qual o homem é motivado, principalmente, pela necessidade de reconhecimento, de participação e de aprovação social nas atividades dos grupos sociais onde vive.
Nathália:
EXPERIÊNCIA DE HAWTHORNE
A experiência de Hawthorne foi realizada, entre 1927 e 1932, na fábrica de Western Electric Company, tinha como objetivo inicial estudar os efeitos das condições físicas dos trabalhadores à