INTERPRETAÇÃO TEXTUAL
Aluno(s):
EDUARDA DE LUCA - RA 1230203
JULIA FLÁVIA - RA 1230199
UNIP
2013
- Como você interpreta a “reinvenção” da vida, proposta no refrão do poema pela autora? Explique o sentido para a repetição do vocábulo “vida” no refrão: “Porque a vida, a vida, a vida,/ a vida só é possível/ reinventada”.
A autora mostra em seu texto que o homem necessita reinventar-se para vencer a rotina. O cotidiano do individuo carrega bruscamente a repetição, as tarefas do dia-a-dia acabam por prender o homem a uma bolha, que muitas vezes é impossível de romper. O sentido de novidade, carregado na palavra “reinvenção” trás um olhar diferenciado sobre as ações realizadas no cotidiano, revela-nos um novo sabor para a vida, um respiro. Com isso o texto consegue chamar-nos a atenção para esse fato, onde devemos lembrar-nos de reinventar-nos todos os dias ou então fazer isso o maior número de vezes possível, logo isso trará uma nova perspectiva perante o mundo e a vida.
A repetição do vocábulo “vida” em certos momentos do texto, trás uma marca carregada da oratória. Faz com que o texto se aproxime do receptor buscando uma intimidade maior do que um texto mais formal. Todavia sabemos que um texto onde carrega essa marca quer aguçar ainda mais a imaginação do leitor e nesse caso foi extremamente funcional por transformar a mensagem transmitida em um conselho ao individuo.