Interpretação do Livro de ATOS cap. 13
Como temos estudado o livro de Atos é que narra a história inicial da igreja cristã, daí podemos entender a importância de Paulo neste processo.
A partir do cap 13 podemos dizer que Lucas narra o “Atos de Paulo”, virando Paulo o ator principal. Os demais personagens desta história só são citados quando relacionados a Paulo.
Paulo, através de seu extraordinário intelecto e força de vontade, foi o principal responsável pelo crescimento do cristianismo pelo mundo Gentílico. Isto mudou o rumo da história da humanidade. Todos que lêem a narrativa de Lucas são afetados pelo o que Paulo fez e foi.
As fontes de informações que Lucas dispõe nesta parte da história, são basicamente relatos das viagens evangelizadoras de Paulo como Chipre, Galácia, Pafos e principalmente Antioquia, que depois de Jerusalém era o principal centro do Cristianismo.
Acredita-se que o que Lucas narra, sejam relatos de primeira mão de Paulo a Lucas, sendo que do cap 16 em diante Lucas já se inclui nos relatos como testemunha presente dos fatos.Outras fontes como João Marcos (que participou da 1 viagem ) e Timóteo (citado por Paulo em 2Tim 3,11) Tb podem ter colaborado com Lucas com informações dos avanços da Igreja.
Da missão Evangelizadora (5 pontos)
1 - O Porque? - Não foi apenas um planejamento no papel, baseado em dados concretos como é comum da natureza dos homens. Ela nasceu e cresceu cercado de eventos como:
A ressurreição de Cristo
Declínio da Espiritualidade do Judaísmo
A Vinda do Espírito Santo
O rompimento do cristianismo com o Judaísmo
E da Grande necessidade humana da redenção que há em Cristo.
A missão de Paulo entre os Gentios foi um reflexo natural de tudo isso.
2 - Pessoa Certa - Todo movimento precisa de pessoas certas, líderes que seguem na frente. Com o Cristianismo não foi diferente. Paulo liderou a missão aos gentios. Era o homem certo, escolhido por Deus para iniciar o avanço da Igreja de Cristo. Tinha formação Judaica, Grande