interpretação de texto
E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS
A transição da comunicação corporativa: possibilidade de participação nas mídias organizacionais* Arquimedes Pessoni**
Kallyny Melina Thomé Portugal***
Resumo
O presente artigo investiga como as formas de comunicação participativa – que preveem a colaboração dos receptores – presentes no mundo midiático do século 21 estão sendo utilizadas no âmbito da comunicação organizacional. Foram observados três canais de comunicação de três empresas: Parceiro-repórter (Odebrecht), Jornal Interagindo (Catuaí Shopping Londrina) e TV Bunge (Bunge), destacados pela Aberje – Associação Brasileira de Comunicação Empresarial – por iniciativas no segmento de comunicação participativa no âmbito empresarial.
Os resultados indicam que dentro das organizações, existe a possibilidade de comunicação colaborativa, naquele modelo de comunicação consentida e que não interfira no dia-a-dia da empresa, que prejudique sua imagem ou compartilhe informações privilegiadas que possa comprometer a competitividade da empresa no mercado.
Palavras-chave: Comunicação organizacional. Comunicação participativa. Comunicação empresarial. Cultura organizacional. Participação.
* Artigo resultante da dissertação de mestrado da autora Kallyny Melina Thomé
Portugal, intitulada “O colaborador como produtor de informação: Possibilidades de transposição de formas de comunicação participativa para as mídias organizacionais”. Defendida e aprovada em 16 de dezembro de 2010.
** Professor do Programa de Mestrado em Comunicação Social, Pró-Reitoria de
Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade Municipal de São Caetano do Sul. São
Caetano do Sul-SP Brasil. Jornalista. Doutor em Comunicação pela Universidade
,
Metodista de São Paulo. Tem artigos publicados em várias coletâneas e revistas científicas. E-mail: pessoni@uscs.edu.br
*** Mestre pelo Programa de Mestrado em Comunicação Social, Pró-Reitoria de
Pós-Graduação e Pesquisa