interpretaçao de texto
Qualidades do texto
A elaboração de um texto demanda grande cuidado com a linguagem e domínio dos elementos indispensáveis de sua estrutura, ou de sua apresentação. Em outras palavras, a elaboração de textos exige conhecimento de técnicas de redação, observação da norma culta (correção gramatical), clareza, concisão, coerência, coesão, etc.
Correção gramatical
A linguagem do texto deve obedecer aos ditames da variante padrão ou culta.
Assim, deve-se atentar à grafia e flexão das palavras, às concordâncias verbal e nominal, regências verbal e nominal, colocação pronominal etc.
Clareza
Clareza é tudo que contribui para a boa compreensão do texto. A linguagem e o vocabulário devem ser condizentes com o tema tratado no texto.
Embora cada parágrafo de um texto desenvolva uma idéia, todos devem ser relacionados ao tema da composição, pois objetivam a exposição, esclarecimento e clareza do tema do texto. Os parágrafos devem ser desenvolvidos de maneira a haver um nexo entre a idéia nele contida e a subseqüente, “tecendo” uma continuidade de sentidos que assegura a unidade textual.
Consisão
Concisão consiste em expor apenas o suficiente para se alcançar o objetivo, sem prejudicar a clareza.
Coerência e coesão textuais
A coerência é algo que se estabelece na interação, na interlocução, numa situação comunicativa entre dois usuários. Ela é o que faz com que o texto faça sentido para os usuários, como um princípio de interpretabilidade do texto.
A coerência é vista também como uma continuidade de sentidos perceptível no texto, resultando numa conexão conceitual cognitiva entre elementos do texto. Como se percebe, a coerência é ao mesmo tempo semântica e pragmática; mas; para alguns, embora esses caracteres predominem, tem também uma dimensão sintática.
Por tudo isso é que se pode dizer que a coerência é, basicamente, um principio de interpretabilidade e compreensão do texto.
Paralelamente ao conceito de coerência, formando com ele