interpessoal
A comunicação para Poyares relata que o termo origina-se do latim communicatio, de communis e quer dizer ação de tornar algo comum a muitos. Marques de Melo também apresenta esta origem e completa informando que comunicação é o ato de compartilhar uma idéia, uma informação ou uma atitude . De acordo com este último autor a comunicação poderá ter diversos conceitos, conforme a teoria abordada, ou segundo cada área da ciência. Portanto entende-se que é um processo sensorial e nervoso, visto que, para a perpetuação da espécie humana é necessário acontecer o fenômeno da comunicação. Já para a Pedagogia a comunicação é o processo de transmissão de experiências e ensinamentos, ao passo que, para a Psicologia, a comunicação é um processo no qual, o indivíduo transmite estímulos para modificar o comportamento de outros indivíduos.
Modelos de Comunicação
Ao analisar essas definições, podemos notar que a comunicação é estudada em várias áreas do conhecimento e, portanto, possui diversos significados.Podemos destacar alguns modelos de comunicação apresentados pelos autores, que vão desde o mais simples como: o modelo da teoria hipodérmica, de Lud, encontrada na obra de Wolf que consistia em elementos representados pelo estímulo – resposta, no qual para existir alguma reação era necessária uma ação. Passando pelo Paradigma de Harold Lasswell, que trata a relação entre emissor e receptor através de modelos biológicos, procurando estabelecer os seguintes elementos: emissor, mensagem, meio, receptor, feedback. Até chegar ao modelo proposto por Shannon,cujos elementos apresentados são: fonte, mensagem, transmissor, sinal, ruído, sinal captado, receptor, mensagem, destinatário.
Ainda de acordo com Gomes na comunicação as pessoas sempre estão entrando em contato umas com as outras, pelos mais diversos motivos. Essa comunhão de idéias representa um fenômeno essencialmente humano.
Neste sentido as relações estabelecidas