Interoperabilidade entre as Plataformas Java e .Net Implementando um Web Services
Java e .Net
Implementando um
Web Services
Motivação
A integração universal de sistemas é um sonho antigo no munda da computação. Todavia, a complexidade com que os sistemas cada vez mais contemplam afasta este ideal de perfeição...
Visando acabar com os riscos na integração, migração ou dificuldades na operação que envolva porte de dados entre diferentes sistemas, as plataformas Java e .Net dispontam como favoristas candidadas a este objetivo estratégico.
OBJETIVOS
Com a motivação de unir duas propostas de trabalho distintas que se fundem no objetivo de integração total de informações propomos:
1. A implementação de um webservice em ASP.NET que disponibilizará um jogo de xadrez na internet;
2. A construção de dois aplicativos em JAVA, um aplicativo desktop (J2SE) e um aplicativo para dispositivos móveis (J2ME), que irão consumir este serviço ;
3. Um braço mecânico que simula as jogadas durante a partida de xadrez manipulado pelo aplicativo J2SE.
DESCRIÇÃO
Teremos um “Servidor de Xadrez” escrito em C# que manipula o GNUCHESS ( Software com licença GPL de uma das mais populares implementações de jogo de xadrez ).
Este Servidor aceitará conexão via SOCKET e entenderá comandos no padrão PGN ( Portable Game Notation ) que são redirecionadas ao GNUCHESS. Este analisa a jogada e retorna uma próxima jogada ou mensagens de movimento ilegal ou fim de jogo.
Para disponibilizar os recursos deste “Servidor de Xadrez” na Internet, existirá um Web Service escrito em ASP.NET que se comunica como cliente do “Servidor de Xadrez” e retorna nos padrões SOAP uma descrição em XML do andamento do Jogo.
Este Web Service será consumido por aplicativo J2SE /J2ME que apresentará a interface gráfica do jogo.
O aplicativo J2SE comunicará com uma interface mecânica anexada a um computador desktop que simulará as jogadas