Internet
A Internet se tornou tão importante porque, depois que saiu das universidades e centros de pesquisa, as pessoas descobriram que poderiam ter muito mais informação do que já tinham. Descobriram que era possível contatar pessoas ao redor de todo o mundo. Descobriram que podiam procurar aquilo que queriam, e não esperar pelo jornal da manhã. E descobriram que poderiam também colocar facilmente suas próprias informações e compartilhá- las na rede.
Ou seja: a Internet deixou de ser uma rede mundial de computadores e se tornou a rede mundial de pessoas, serviços e informações. E para fazer parte disso tudo, basta um computador pessoal, uma linha telefônica e uma conta em um provedor de acesso.
Uma vez conectados à Internet, podemos acessar praticamente qualquer informação disponível na rede, não importando se esta informação é de uma pessoa que mora na frente de sua casa ou se é de uma loja de discos na Austrália. O local onde a informação é guardada não faz diferença.
Não existe o conceito “central” na Internet. Isto quer dizer que as informações não estão guardadas todas em um só lugar. Muito pelo contrário. A Internet só deu certo porque todas as informações estão espalhadas pelos milhões de computadores interligados. Cada vez que se requer uma informação, o seu computador vai, através da rota mais rápida, até o computador onde esta informação está guardada.
Pense em uma grande malha, ou teia (em inglês, Web). De um ponto (ou nó) qualquer, podemos chegar a outro ponto através de milhares de maneiras diferentes. Se