Internet
O Museu Imperial possui o principal acervo do país relativo ao império brasileiro, em especial o chamado Segundo Reinado, período governado por d. Pedro II.
D. Pedro II e a imperatriz Teresa Cristina nos jardins do Palácio
A Internet traz de diferente, a história da comunicação em museus, auxiliando o processo que permitiu desenvolver redes e informação museológica. Mais tarde esse processo comunicacional, por intermédio da rede de informação mais aperfeiçoados, integrados com modelos para catalogação satisfatórios, tanto para os produtores quanto para os usuários da informação museológica. O mundo virtual possibilitou aos museus interagir de forma globalizada, alterando a noção de tempo e de espaço. Ou seja, o museu na Internet nunca fecha. a Internet possibilita visitas virtuais, podendo atrair mais público para a visita ‘real’. Ou seja, além de ser um cartão de visitas do museu, possibilita o acesso ao patrimônio de uma forma mais ampla.
O Museu virtual é um espaço de formação, pois ele projeta museu físico na virtualidade e muitas vezes apresenta exposições temporárias que já não se encontram mais montadas em seu espaço físico, fazendo da Internet uma espécie de reserva técnica de exposições. Os site trouxe uma nova perspectiva. Não só