internet
Aula 01
Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho
Este material é parte integrante da disciplina oferecida pela UNINOVE.
O acesso às atividades, conteúdos multimídia e interativo, encontros virtuais, fóruns de discussão e a comunicação com o professor devem ser feitos diretamente no ambiente virtual de aprendizagem UNINOVE.
Uso consciente do papel.
Cause boa impressão, imprima menos.
Aula 01: Software livre X software proprietário
OBJETIVO: compreender a diferença entre software livre e software proprietário, envolvendo os conhecidíssimos Windows e Linux, que serão nossos objetos de estudo na implementação de serviços para a administração de redes de computadores. Introdução
Perguntas como: o que é um software? Como surgiu o software livre? O que o diferencia do software proprietário? Como o software livre evoluiu até os dias de hoje? São algumas perguntas que responderemos ao final desta primeira aula.
Para entendermos o contexto sobre Windows e Linux, primeiro precisamos saber o que é um software. Software é o nome dado a qualquer programa de computador, é uma estrutura lógica, um programa que realiza funções dentro de um sistema computacional.
Softwares correspondem aos sistemas operacionais Windows, Linux, Mac
OS, Unix etc. Podem ser drivers que controlam o comportamento de alguns hardwares, como impressoras, placa de vídeo, modem etc., ou ainda, aplicativos utilizados pelos usuários finais, como editores de texto, planilhas eletrônicas, navegadores de internet, processadores de imagem, dentre outros.
É importante salientar que temos duas vertentes de Sistemas Operacionais:
Livre (por exemplo, Linux) e Proprietário (por exemplo, Windows), e esses serão nossos principais objetos de estudo.
Sistema operacional proprietário
O distribuidor do SO, no caso, o fabricante, é o dono do software, desde o código fonte, tido como segredo de negócio, até as cópias executáveis,