Internet e o consumidor
Inserir a empresa no mundo digital não é só criar um perfil:
Discutimos em aula sobre o processo de inclusão de algumas marcas nas redes sociais. Hoje em dia, todos querem ser mais próximos de seus clientes, porém algumas marcas acreditam que estar próximo é estar presente, o que não é verdade. Não basta ser visto, você precisa aparecer e ser relevante.
A maioria das marcas, excluindo aquelas que trabalham nessas plataformas digitais a mais tempo, tratam as redes sociais como segunda opção, elas não enxergam que, ou você está dentro ou não está. Essas marcas precisam trabalhar com conteúdo para serem notadas, se a página em questão não tiver algo relacionado com o que está vendendo, não tem porque estar on-line. Para gerar mais visualizações, as marcas precisam conhecer seu público-alvo e atingi-lo de forma relevante.
As pessoas estão nas redes sociais para buscarem entretenimento e as marcas precisam se aproveitar disso para chegarem cada vez mais perto dos seus clientes.
Tecnologia da comunicação
As pessoas, as instituições, as companhias e a sociedade em geral transformam a
tecnologia:
aprimorando-a,
modificando-a
e
experimentando-a.
A internet transformou o modo como nos comunicamos, toda nossa vida mudou e foi afetada profundamente e com isso, nos modificamos e aprendemos a modificar a internet também.
A internet transformou muito do que era tradicional para nós, como por exemplo, o modo de fazer rádio, tudo ficou virtual, para participar de diretamente da transmissão você pode enviar uma mensagem pelas redes sociais e elas serão lidas e respondidas pelos radialistas em
tempo real, como dissemos no outro tópico, essa é uma nova maneira das empresas estarem mais próximas dos seus ouvintes.
A indústria de livros também foi toda reformulada, os livros on-line tomaram conta de grande parte do mercado, e isso aproximou algumas pessoas da leitura, tornando-a