Internet e sua evolução
Comumente conhecida como uma das maiores redes também existem outras como à grande rede onion e gopher, está última não tão utilizada depois da Ascenção da Internet.
Voltando à Internet, está é subdividida, uma destas é o (WWW) criado por Tim Berners-Lee primeiramente para organizar arquivos por meio de hypertext uma forma de direcionar palavras ao clicar para outras páginas.
Como arquivos chegam até você?
Por sua vez esta grande rede necessita de grandes computadores para gerenciar às informações com tantos pedidos e acessos. Estes são chamados “servidores”, com grande capacidade de envio e uma banda alta de envio, ou seja uma taxa muito alta de rede para o envio das solicitações.
Explicando melhor, o servidor é onde ficam armazenados das as páginas ou arquivos que podem ser solicitados. Exemplificando de forma sucinta: (O computador usuário pede para o servidor determinada página, este por sua vez envia à resposta ao computador que pediu.).
E para que este, determinado “servidor” funcione, necessita-se de um servidor, existem inúmeras distribuições, entre elas o IBM HTTP Server, Cherokee Web Server, mas o mais utilizado hoje em dia seja por simplicidade e eficiência é o Apache HTTP Server, que determina como funcionará o envio, localização, etc. dos arquivos no “servidor”.
Logo depois estes enviaram até você por meio de um endereço ip, um método de endereçamento e localização de computadores em rede.
Localização de um site
Além de todos os citados anteriormente, para pedir informações à um site necessita-se de um tipo de endereçamento, como CEP de ruas, mas na rede. Este endereçamento da Internet foi batizado de IP(Internet Protocol ou em português, Protocolo de Internet). Pensado pela primeira vez por Vint Cerf