Internet pela rede eletrica
INTERNET PELA REDE ELÉTRICA
RESUMO
Cada vez mais, buscam-se novas alternativas para substituir recursos que estão se esgotando, o álcool, o biodiesel, a energia eólica, a energia solar, etc. Dessa mesma maneira, esta sendo trazida a internet pela rede elétrica, uma tecnologia que promete revolucionar o mundo das telecomunicações, a diferença é que esse sistema vem para complementar, e não para substituir os utilizados atualmente. Como o próprio nome sugere, a internet pela rede elétrica utiliza a rede elétrica já existente para transmitir dados em banda larga. Como essa tecnologia utiliza uma estrutura já existente em cerca de 90% do território nacional, pelo menos teoricamente o alcance será maior. No decorrer do presente artigo, serão esclarecidas as dúvidas mais comuns sobre esse sistema.
Palavras-chave: Internet; Novas; Elétrica.
1 INTRODUÇÃO:
Quando se fala em novas alternativas, a primeira coisa que nos vem na cabeça, são as fontes renováveis de energia para substituir os combustíveis fósseis, devido à escassez de recursos naturais. Mas alem da energia, existe outra coisa que nos dias atuais é indispensável para a economia global, a comunicação.
Todos sabem que atualmente a internet é a principal fonte de comunicação, e uma nova forma de conexão está sendo desenvolvida, a internet via rede elétrica. Consiste em utilizar a rede elétrica que cobre 95% do território nacional, e assim, levar a inclusão digital nas regiões onde não existem rede cabeada ou que não pode ser alcançada por outras vias de comunicação, essa tecnologia é conhecida como BPL (Broadband over Power Line) ou BPL (Power Line Communications).
2 HISTORIA:
A internet no Brasil deu um importante passo, depois do acesso discado em meados dos anos 90, alguns anos mais tarde a banda larga, ambas utilizando a estrutura da rede telefônica, e recentemente a internet 3G fornecida pelas operadoras de telefonia celular. Em abril deste ano,