internacionalização
MARKETING – PROF CARLOS VENCATO
ADMINISTRAÇÃO – TURMA 01
Caroline Araújo
As teorias e modelos da internacionalização
Com o processo de globalização atual, as empresas sentem a necessidade de buscar um alcance de vendas e produção global, pois o mercado competitivo acirrado, faz com que o espaço se torne cada vez mais curto, fazendo com que as empresas busquem no comércio exterior a diversidade de produção, e algumas vantagens do comercio internacional, como produzir mais qualidade ao menor custo.
Mas antes desta inserção no mercado exterior devem ser realizadas adaptações dentro da empresa, pesquisas, readequações e uma preparação para enfrentar o mercado exterior a fim de obter resultados positivos.
Para Hilai e Hemais (2001) Os conceitos da internacionalização surgem a partir de 1960, com os estudos de Hymer, onde as correntes teóricas da firma passam a ser pesquisadas em uma esfera independente. Visando diversos fatores importantes para a internacionalização, dentre todos os estudos destaca-se a importância das empresas estarem cientes que existem custos que devem ser considerados na internacionalização, a gestão destes custos por sua vez são preponderantes para o sucesso e a eficácia deste processo, dentre eles destacam-se o custo necessário para obtenção de informação sobre o país ao qual a empresa está sendo inserida (aspectos econômicos, tributários, culturais, religiosos, políticos, etc.). Ainda assim, destacam-se de sobremaneira os custos com características permanentes, tais como o preconceito para com empresas não locais, por parte do governo, clientes e dos riscos envoltos com a flutuação cambial e instabilidades econômicas. A internacionalização é uma pratica nova, mas que tem somado cada vez mais adeptos, e acerca de todo o tema encontramos muitas teorias e observações importantes para que o processo seja bem sucedido. As teorias acerca dos processos de