Internacionalização do grupo itaú
O estudo dos dados estatísticos atuais do Banco Itaú demonstra ótimo desempenho do banco no mercado nacional e internacional. Os números são decorrentes das estratégias adotadas durante seus 65 anos de história, desde sua criação, passando pela conquista do mercado interno e posteriormente, externo; terminando em sua atual fusão com o Unibanco. Após esse evento o Itaú Unibanco passou a ser considerado o maior banco da América Latina.
O objetivo deste trabalho é fazer com que o leitor possa conhecer os movimentos estratégicos de expansão de uma empresa como o Itaú é conhecer toda a mudança de uma determinada indústria brasileira que cresce e hoje é reconhecida internacionalmente.
2. HISTÓRIA DO BANCO ITAÚ S.A.
A história do Itaú começa com a fundação do Banco Central de Crédito S.A. em 30 de dezembro de 1943, por Alfredo Egydio de Souza Aranha. O Banco Itaú S.A. foi fundado em 1944, na cidade de Pratápolis, Minas Gerais, e viria a se unir com o Banco Federal de Crédito em 1964, originando o Banco Federal Itaú S.A., o 16º maior banco privado do país, com 112 agências em 6 estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Guanabara, Mato Grosso, Minas Gerais e Paraná. No ano de 1966, o Banco Federal Itaú se tornou o primeiro banco a lançar um banco de investimentos no Brasil, criando o Banco Federal Itaú de Investimentos. A operação atrairia o interesse do Banco Sul Americano do Brasil S.A., que ainda em 1966 se uniu ao Banco Federal Itaú, criando o Banco Federal Itaú Sul Americano S.A., que passou a ter 184 agências. Em 1969 o Itaú Sul Americano faz outra fusão, dessa vez com o Banco da América S.A., tornando o Banco Itaú América S.A. o 7º maior da época, com 274 agências. Buscando uma expansão no nordeste, em 1970 foi adquirido o Banco Aliança S.A., que tinha na região 15 de suas 35 agências. Com a incorporação do Banco Português do Brasil, em