Internacionalização de empresas
Como vimos anteriormente, quando uma empresa atua no mercado internacional, elas se tornam mais competitivas e rentáveis, ou seja, é uma oportunidade e maneira pela qual ela conquista os cliente externos.
Algumas empresas internacionalizaram sua marca e tiveram grandes resultados satisfatórios, aumentaram sua receita e se desenvolveram para atender todo um mercado internacional:
MULTIBRAS
De acordo com o site da Multibras, a mesma foi criada em maio de 1994, como resultado da fusão e integração da Brastemp, Consul e Semer, empresas do grupo Brasmotor, a Multibrás S.A.
A empresa emprega, hoje, cerca de 6 mil pessoas em suas unidades localizadas em São Paulo; Rio Claro, interior de São Paulo; Joinville, no estado de Santa Catarina; Manaus, no estado do Amazonas; La Tablada, na Argentina; e Santiago, no Chile.
Com a finalidade de maximizar a utilização dos recursos disponíveis no Brasil e na Argentina a Multibrás S.A. Eletrodomésticos detém o controle acionário da Whirlpool Argentina S.A., líder no mercado de linha branca argentino, com as marcas Whirlpool e Eslabon de Lujo. Detém, ainda, o controle acionário da Whirlpool Chile.
Desde 1995, todas as unidades são certificadas de acordo com o padrão internacional ISO 9000, atestando a qualidade de seus produtos e serviços. Além do mercado brasileiro, a Multibrás atende aos mercados de 70 países em cinco continentes.
A Whirlpool está entre as 100 maiores indústrias exportadoras do Brasil e é a maior exportadora de eletrodomésticos da linha branca, com 80% do volume do setor.
Suas fábricas no país são a base de produção e exportação da Whirlpool na América Latina por isso, chegam a mais de 100 países, incluindo Estados Unidos, França, Itália, Espanha, Grécia, México, África do Sul, Austrália, Índia, Israel e Canadá.
GERDAU
O Grupo Gerdau ocupa a posição de maior produtor de aços longos no continente americano, com usinas