Internacionalização da Boticario
ANDRE CONCHE VANNI
LUIZ FELIPE PEREIRA
LUIZ FERNANDO LANZELLOTTI
Internacionalização de Empresas:
O Boticário
São Paulo
2013
ANDRE CONCHE VANNI
LUIZ FELIPE PEREIRA
LUIZ FERNANDO LANZELLOTTI
Internacionalização de Empresas:
O Boticário
São Paulo
2013
Sumário
INTRODUÇÃO
O trabalho integrado tem como objetivo, estudar e expor as teorias usadas no processo de internacionalização do O Boticário que não deixou de lado a sustentabilidade mesmo depois de se tornar internacionalizada.
A partir dos conhecimentos adquiridos por pesquisas acadêmicas, ficou possível apontar os pontos positivos e negativos que a empresa atualmente possui e mais que isso, apontar quais as oportunidades e os perigos que enfrentaremos nesse novo mercado. Um longo estudo foi feito em cima dos concorrentes atuais e dos futuros, gerando informações contundentes para tomada de decisões.
Em 1977 quando abriu uma pequena farmácia de manipulação no centro de Curitiba, Miguel Krigsner já havia criado aquela que seria a essência de O Boticário. Empreendedor e visionário, sempre a frente de seu tempo, Miguel transmitiu desde cedo a suas equipes a alma do negocio, um conjunto de crenças que, aprimoradas, tornaram-se os valores da empresa e norteia o dia a dia de mais de 12 mil colaboradores em rodo o Brasil. Assim, O Boticário cresceu e conquistou o publico através de produtos inovadores, uma rede de lojas de alcance mundial, relações éticas com parceiros e com a comunidade, além da pratica constante da responsabilidade social.
Aos 27 anos, formado em farmácia/bioquímica pela Universidade Federal do Paraná, Miguel Krigsner aprofundou seus estudos na área de cosméticos através de cursos na argentina em meados de 1985.
A ideia para o negocio surgiu quando, depois de um curso em Porto alegre, Miguel percebeu que a manipulação