Intermodalidade e multimodalidade
INTRODUÇÃO:
A O-I é a maior empresa fabricante de embalagens de vidro do mundo. De cada dois recipientes de vidro feitos no mundo possivelmente um será fabricado pela O-I, por suas subsidiárias e por seus licenciados. A empresa é o principal fabricante de embalagens de vidro em 19 dos 24 países onde compete no segmento e o único fabricante dos recipientes de vidro em 8 destes países, tendo ao todo 183 empresas.
No Brasil a O-I tem 90 anos adquirindo a marca CISPER, a marca CIV no nordeste , tendo agora 9 plantas espalhadas em São Paulo, Rio de Janeiro, Amazonas, Pernambuco e Fortaleza. A unidade brasileira é a maior da empresa na América Latina e segunda maior do mundo respondendo a 50% de vendas na região. Para ser uma empresa vencedora, numa economia agressiva como a do Brasil, não basta ser apenas eficiente. É preciso entender o que cliente pensa e o que ele espera em qualidade, inovação e custo.
DESENVOLVIMENTO:
A empresa trabalha com intermodalidade, utilização conjunta de modais, no qual são utilizados documentos fiscais individuais para cada tipo de transporte.
A O-I trabalha com terceirização e quando o assunto é a escolha da transportadora a contratar utiliza critérios de baixo custo e qualidade na entrega, busca informações com outros clientes para obter conhecimento da mesma.
A empresa trabalha com 20 profissonais na área de logística, distribui principalmente para linhas farmacêuticas entregando o recipiente já esterelizado e pronto para uso.
A transportadora deve aceitar as condições do cliente, a O-I exige rastreamento de sua carga pela nota fiscal. Ao sair da empresa a mercadoria é de total responsabilidade da transportadora, portanto a mesma deve ser alternativa e buscar otimização no seu serviço.
A O-I trabalha com o transporte rodoviário, aéreo e cabotagem (marítimo).
Transporte rodoviário é o mais utilizado. É o transporte