Intermodalidade e multimodalidade
Logística é um termo de origem militar que estava associado à técnica de deslocação e transporte das tropas e seu abastecimento. É uma atividade ligada ao processo de planejamento e gestão de uma cadeia de abastecimento. A logística teve um grande desenvolvimento após os anos 70, devido à globalização da economia e teve como objetivo a redução dos custos de produção, armazenamento e transporte. Plataformas logísticas são pontos ou áreas de cadeias de transporte e logística onde se concentram atividades de carga, descarga, armazenamento, etiquetagem, etc. É uma zona delimitada no interior da qual se exercem, por diferentes operadores, todas a s atividades relativas ao transporte, logística e distribuição de mercadorias.
Porto seco é um terminal intermodal de mercadorias, rodo-ferroviário, situado no interior de um país que possui uma ligação direta a um porto marítimo.
A Logística trata de todas as atividades de movimentação e armazenagem, que facilitam o fluxo de produtos desde o porto de aquisição da matéria prima até o ponto de consumo final, assim como todos os fluxos de informações que colocam os produtos em movimento, como o propósito de providenciar níveis de serviços adequados aos clientes a um custo razoável. Possui atividades primárias que são: transportes, manutenção de estoques e processamento de pedidos.
O transporte é a atividade básica que trata da movimentação tanto de matérias primas quanto do produto final. É considerada por muitos como a atividade mais notória e conhecida no meio empresarial, devido a sua importância nos custos logísticos: absorve cerca de 2/3 desses custos.
Os transportes são classificados de acordo com a modalidade em:
Terrestre: rodoviário, ferroviário e dutoviário;
Aquaviário: marítimo e hidroviário;
Aéreo.
Transporte Multimodal de cargas é aquele que, regido por um único contrato, utiliza duas ou mais modalidade desde transporte, desde a origem até o destino, e é executado sob a responsabilidade