Interligando duas redes
A Extranet pode ser definida com um conjunto de duas ou mais intranets ligadas em rede. Geralmente, as extranets são criadas tendo como base a infra-estrutura da Internet e servem para ligar parceiros de negócio numa cadeia de valor.
Breve Historial
Um dos inventores do padrão de redes ethernet, Bob Metcalfe, atribuiu para si a invenção desse termo, em uma de suas colunas de abril de 1997, para a publicação InfoWorld. A partir daí, surgiram uma série de empresas dizendo já estar fazendo uso dessa tecnologia, artigos e mais artigos começaram a ser publicados e livros foram impressos. Mesmo com tudo isso, era, relativamente difícil definir o que é uma extranet.
Características
Este novo fenómeno que veio da evolução Internet/Intranet surgiu como meio que permite que as companhias troquem informações. É a parte da intranet que os clientes e fornecedores podem cessar. Na essência, o conceito encerra a ideia de estender a Intranet, por meio de links extras, para acesso de parceiros de negócios, sejam clientes, revendas, distribuidores, fornecedores ou prestadores de serviços. Os clientes e estes parceiros de negócios tem acesso a tais informações (geralmente armazenadas em bancos de dados criados especialmente para esse fim) através de login e senha, e suas visitas são registadas e acompanhadas pelo servidor. A segurança para a transmissão de informações sigilosas, como o número do cartão de crédito, por exemplo, também tem que ser garantida.
Extranet de uma empresa é a porção de sua rede de computadores que faz uso da Internet para partilhar com segurança parte do seu sistema de informação. Como o aplicativo usa redes compartilhadas ou públicas, ele deve diferenciar usuários confiáveis de não confiáveis, bem como assegurar que uma organização confiável não possa ver as informações secretas de uma outra organização. Além disso, se o aplicativo processar informações confidenciais ou de alto valor comercial, os canais seguros de