Interferências antrópicas nos ciclos
Disciplina: Ciências do Ambiente
Aluna: Letícia Ferraz Carvalho
INTERFERÊNCIAS ANTRÓPICAS NOS CICLOS
Os elementos químicos essenciais para a vida são, entre outros, o carbono, o nitrogênio, o fósforo, o oxigênio e a água. O caminho realizado na natureza por um destes elementos químicos é chamado de ciclo biogeoquímico. Durante esse ciclo, cada elemento é absorvido e reciclado por alguns seres vivos e elementos abióticos (ar, água, solo), existentes na biosfera, e às vezes pode se acumular durante um longo período de tempo em um mesmo lugar.
O estudo e a compreensão dos ciclos biogeoquímicos pode ajudar a identificar potenciais impactos ambientais causados pela introdução de substâncias potencialmente perigosas nos diversos meios.
O ciclo do carbono: o carbono é naturalmente eliminado para o ambiente através da respiração dos animais, vulcanismo e absorvido pelas plantas através da fotossíntese, fator de fundamental importância para o crescimento das plantas. O ser humano interfere no ciclo quando aumenta o volume de carbono eliminado para o ambiente através da combustão de combustíveis fósseis em veículos e industrias, queimadas, aumentando o volume deste elemento no ambiente. O aumento do carbono no ambiente é responsável pela geração do “efeito estufa”.
O ciclo do nitrogênio: o nitrogênio está presente na formação de aminoácidos . O nitrogênio está presente no ambiente em maior volume na forma de N2. A interferência do homem no ciclo está quando este elimina nitrogênio para o ambiente, através da industria e veículos automotores, que em companhia com o O2, formam óxidos de nitrogênio, elemento extremamente tóxico. Está presente também na forma de N em fertilizantes, poluidores de água e solo.
Outro exemplo é a eutrofização dos rios e lagoas causada pelo acumulo de fósforo, o que incentiva o crescimento de algas, e consequentemente a diminuição do oxigênio dissolvidos nestes ambientes.
O maior reservatório do oxigênio é o