Interferencias Wifi
Alessandro L. Petrocino, Arthur T. Queiroz, Danilo Y. Suiama, Juliana C. Melão, Marcelo G. M. Homem, Omar C. Branquinho, Thomaz F. Levy
Resumo – A avaliação de interferências em ambientes públicos para a disponibilização de redes WLAN é de fundamental importância. Neste trabalho o grupo de iniciação científica identificou fontes de interferência na praça de alimentação da PUC-Campinas.
Palavras-Chave – Integração, redes sem fio, 802.11b, Digi Wi-ME.
Abstract – The interference evaluation in public environment for deployment of WLAN is essential. This article presents the wireless group identifying interference in the University PUC-Campinas public environment.
Keywords – 802.11b, Digi Wi-ME, integration, Electronic Devices. I. Introdução Neste trabalho foi avaliada a presença de fontes de interferência na faixa de freqüência de 2,4 a 2,4835 GHz. Nesta faixa opera a rede WLAN padrão 802.11b [1]. Este trabalho é de fundamental importância quando se deve instalar redes WLAN em ambientes públicos, caracterizando uma rede PWLAN. Esta atividade faz parte das ações denominadas site survey [2], que investiga todas as condições do ambiente para disponibilização de redes WLAN.
II. Equipamentos e Ambiente de Teste
A praça de alimentação da PUC possui uma área de 672m². Para realizar as medidas de interferência, foi adotada uma distância de 10m entre as fontes de interferência os Microondas (2 Brastemp, 1 CCE) e a antena do analisador de espectros.
Foram utilizados os seguintes equipamentos nos testes:
- 1 antena unidirecional TSM modelo Y240016-20S conectada ao analisador de espectros, na altura de 2,10m;
- 1 analisador de espectro Anritsu MS2711D Spectrum Master;
Durante o site survey foram identificados fontes de interferência com potencial para degradar o desempenho da rede WLAN.
Ao avaliar o espectro com o analisador de espectro na direção de algumas cantinas, que