Interferencias em redes wireless
Hebert Rosa Ferreira, Edson AP. Maia Oliveira, Diogo Ferreira, Edson AP. Parra Sanches e Maycon Milaré
Faculdade de Americana – FAM -Av. Joaquim Boer, 733 - Jardim Luciene - Americana - SP - CEP: 13477-360 Fone/ FAX: (19) 3478-2449.
Resumo ( Este projeto consiste em analisar o desempenho de um tráfego de dados em um sistema IEEE 802.11 dentro de um ambiente livre de obstáculos, onde a potência de transmissão do roteador é reduzida de forma a simular um ambiente com obstáculos que influenciasse na transmissão do sinal. Os equipamentos utilizados foram dois notebook’s e um roteador wireless, para coleta de dados foram usados dois softwares denominados Ethereal e TP-Link onde um respectivamente coleta informações sobre a transferência de dados e outro coleta amostras de intensidade do sinal em dBm. Através dos gráficos foram analisados as taxas de transferência.
Palavras-chaves ( Análise de tráfego de dados e vídeos / Redes sem fio padrão IEEE 802.11 b/g.
I. IntroduçÃO
Grandes redes de comunicações foram elaboradas para oferecerem vários serviços integrados, dentre estes, a transferência de imagens, dados e voz. Estas redes começaram a utilizar estes serviços integrados de forma compartilhada nas quais seus usuários poderiam acessar informações de qualquer parte do mundo. Desde o surgimento das redes os profissionais vêm se preocupando com a qualidade dos meios de transmissão e das informações que por ela transitam. Portanto surgiu a necessidade de se criar softwares com o objetivo de analisar o tráfego das redes e este gerenciamento tem o intuito de detectar sobrecargas na rede e/ou planejamento de expansão da rede.
1.0. Padrão IEEE 802.11
Podemos citar como exemplo os inúmeros hotspots que, boa parte dos computadores portáteis já está vindo de fábrica equipados com esse padrão IEEE 802.11. Isso torna a conexão sem fio mais popular que os cabos ethernet de