INTERFACES E A COMUNICAÇÃO NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM
A comunicação nos relacionamentos humanos é de vital importância, pois é primário e básico para vida em sociedade presidindo, regendo e criando intercâmbio entre os seres humanos. Sem a comunicação não há troca de dados e informações e consequentemente não haverá aprendizado.
Os desafios da comunicação entre professor e aluno são o que chamamos de ruídos da comunicação assim como a falta de interação entre ambos, são exemplos de ruídos: os idiomas diferentes, linguagem confusa, emoções negativas entre as partes, diferencia de percepção entre imagens e significados, ambiente barulhento. O professor precisa ter clareza, conhecer bem seus alunos fazendo sempre uma análise previa de qual o nível de conhecimento os mesmos possuem em sua disciplina para que a linguagem e o conteúdo sejam compatíveis, a semântica jamais pode ser negligenciada, é preciso não apenas se fazer escutar por eles, mas ser ouvido, conquistar a atenção para que haja mudanças comportamentais, pois se isso não acontece não houve comunicação eficaz e por consequência não houve aprendizado. O relacionamento precisa ter qualidade com sinceridade e emoção, entusiasmo sempre incentivando positivamente os alunos de forma a contagiá-los com essa postura, o exemplo é sempre o melhor caminho, a comunicação verbal e vocal são importantes, mas a comunicação não verbal, ou seja, por gestos, precisam ser coerentes, pois a credibilidade é fator de suma importância para uma boa relação de comunicação e aprendizado.
Sou enfermeira, portanto nunca vivenciei os problemas da escola, e infelizmente não pude participar de sua aula, pois estava de licença médica devido à cirurgia realizada, mas lendo sobre o assunto em fontes de pesquisa como artigos e matérias na internet, percebi que ainda existe uma visão inversamente proporcional entre a família e escola, ou seja, apesar da família (em sua totalidade de baixa renda) acreditar que a escola é a única