Interfaces Layout
A apresentação de layouts de mídias digitais tem particularidades que vão além da aparência da tela final. Aspectos relacionados com os modelos visuais que permitem a geração de respostas às actuações dos utilizadores, as funcionalidades, os desdobramentos pretendidos pelas actividades geradas, o conteúdo informacional e a aparência nas diversas resoluções são importantes.
Compreensão de layouts da web:
1º Preparar um ou mais arquivos especialmente para a apresentação do layout. Mostrar mais do que os simples arquivos com as principais telas do produto.
→ Exemplo :
Se necessário, incluir um resumo do briefing e uma justificacão dos conceitos aplicados no processo de criação.
Se a aplicação das cores for um elemento crítico (normalmente é), a apresentação pode incluir também uma tela com as cores principais e secundárias aplicadas, as suas combinações e a justificação do seu uso. As cores podem ser dispostas numa palheta independente dos layouts, permitir uma visão abstrata das seleções e dos critérios para a sua seleção.
A identificação destes elementos na apresentação do layout varia de situação para situação e é mais ou menos detalhada de acordo com sua importância para o produto final.
2º Mostrar diferentes formas de utilização dos elementos dinâmicos, para facilitar a compreensão das funcionalidades associadas às telas de animações, dos menus (quando expandidos), dos elementos dinâmicos em Ajax e dos elementos variáveis como imagens horizontais e verticais.
3º A recomendação anterior também se aplica na apresentação dos processos-chave do negócio no ambiente da web. Compras de produtos, participação em comunidades, utilização de serviços online, devem estar descritos visualmente com as respetivas sequencias de estapas do processo.
→ Ver exemplo do Facebook:
4º Embora seja necessário uma apresentação prévia do layout, as imagens das telas e as soluções visuais devem falar por si, da mesma forma que o utilizador final