INTERFACE GRÁFICA PARA SISTEMA LINUX
DEFINIÇÃO
GNOME
GNOME (acrônimo para GNU Network Object Model Environment) é um projeto de software livre abrangendo o Ambiente de Trabalho GNOME, para os usuários, e a Plataforma de Desenvolvimento GNOME, para os desenvolvedores. O projeto da ênfase especial à usabilidade, acessibilidade e internacionalização. O desenvolvimento do GNOME é supervisionado pela Fundação GNOME, que representa oficialmente o projeto junto a empresas, organizações e a sociedade como um todo. O projeto conta ainda com uma série de equipes com missões especificas, inclusive com uma equipe de engenharia de lançamentos, responsável pelo característico calendário de lançamentos semestrais.
A comunidade de desenvolvimento do GNOME conta tanto com voluntários quanto com empregados de várias empresas, inclusive grandes empresas como Hewlett-Packard, IBM, Mandriva, Novell, Red Hat, e Sun. Por sua vez, o GNOME é aliado ao Projeto GNU, de onde herdou a missão de prover um ambiente de trabalho composto inteiramente por software livre. Por isso mesmo, O GNOME pode ser utilizado por vários sistemas baseados em Unix, principalmente por sistemas Linux e sistemas BSD.
KDE
O KDE – (The K Desktop Environment) É considerado um dos maiores projetos de Software Livre. Trata-se de um ambiente gráfico completo, poderoso, intuitivo, e prático, e de fácil utilização. Possui uma interface bela e integrada, além de dispor de uma boa variedade de aplicações-base para as mais diversas necessidades de uma boa estação de trabalho. O seu principal objetivo é o de fornecer um ambiente gráfico completo e integrado, tornando o desenvolvimento das atividades serem tarefas agradáveis. Atualmente o projeto é mantido na Alemanha, além de ganhar o apoio de diversas distribuições, como a OpenSuSE.
A biblioteca gráfica Qt é a principal “responsável” pela beleza e consistência deste ambiente gráfico e de suas aplicações. Ela é desenvolvida em C++ e criada pela empresa holandesa