Interface em Jogos Digitais
Bruno Ribeiro, Fabiano Lucchese e Zady Castañeda
FEEC / Universidade Estadual de Campinas
Cidade Universitária Zeferino Vaz, Campinas, SP, Brasil
Resumo. neste artigo apresentamos uma breve descrição dos principais mecanismos de interface utilizados em jogos digitais. Esta descrição procura enfatizar os aspectos referentes à computação gráfica, mas também incluirá sistemas de áudio e de controle.
1. Introdução
Todo dispositivo ou maquinário operado ou monitorado por seres humanos possui mecanismos de interface para suportar essa interação. Isto se aplica a veículos, máquinas industriais, eletrodomésticos, brinquedos etc. Os mecanismos de interface podem ser rudimentares, como painéis com alavancas, botões e luzes, ou mais sofisticados, como sistemas de imersão e realidade virtual.
Neste documento apresentamos uma breve descrição dos principais mecanismos de interface utilizados em jogos digitais. Neste processo, procuramos enfatizar a descrição da computação gráfica, mas também incluímos seções sobre áudio e sistema de controle.
Este documento está organizado segundo os sentidos humanos. Na seção 2, abordamos o sentido da visão, discutindo os mecanismos para visualização, captura e processamento de imagens. Em seguida, falamos da audição e apresentamos os principais conceitos associados ao áudio computacional. Na seção seguinte, discutimos o tato através dos diversos sistemas de controle e percepção de movimento baseados no toque. Por fim, na última seção analisamos brevemente alguns dos sistemas de controle baseados nos outros sentidos.
2. Visão
Nesta seção tratamos dos sistemas de interface que implicam no uso da visão, seja na percepção da máquina pelo homem ou vice-versa.
2.1. Sistemas de Visualização Bi-dimensional
Sistemas de visualização bi-dimensional são aqueles em que a reprodução ou captação de imagens se dá por dispositivos planos retangulares formados por inúmeros elementos de cor e