Interface de Rastreamento 3D
CENTRO TECNÓLOGICO – CTC
Arthur Militz W. Martins
João H. Anizelli Godoi
PROJETO DE TRANSDUTORES
Interface de Rastreamento 3D
Florianópolis, 2015
Florianópolis
1. Objetivo Desenvolvimento de uma interface de rastreamento 3D. O projeto consiste em três eixos representados fisicamente por 3 placas de papelão revestidas com papel alumínio, as placas funcionam como sensores capacitivos, o tempo de carga e descarga é medido e processado pelo Arduino, através do Processing é gerado uma interface digital que determina a posição atual do objeto dentro da interface física.
2. Aplicação Sensores capacitivos têm um grande número de aplicações, desde localização de objetos em um espaço como nesse projeto, como até mesmo a criação de um touchscreen, o princípio é o mesmo, a carga e descarga determina a posição ou o toque. Além disso os sensores capacitivos podem ser usados para detecção e diferenciação de diversos matérias, e também como controladores de níveis de um líquido em um recipiente.
3. Motivação A aplicação de conceitos simples e materiais de fácil acesso levam a um projeto teoricamente simples, podendo ser feito sem muitos problemas, e mesmo assim revelando resultados muito satisfatórios. Mesmo usando materiais comuns é possível a criação de sensores com diversos propósitos.
4. O Sensor Os sensores capacitivos usados foram criados a partir de três peças de papelão dispostas de forma a formar meio cubo, cada uma representando os planos x, y e z. Cada peça teve parte revestida com papel alumínio, este que é responsável pela carga e descarga do sensor. Ligado a cada peça estava um jacaré, soldado a um cabo com blindagem, para evitar interferência. A outra extremidade dos cabos contou com o circuito totalmente soldado, optamos por não usar a protoboard para diminuir a possibilidade de alterações nos sinais recebidos no Arduino.
5. O Circuito Na imagem está