Interdisciplinaridade
Trata-se de um movimento, um conceito e uma prática que está em processo de construção e desenvolvimento dentro das ciências e do ensino das ciências, sendo estes, dois campos distintos nos quais a interdisciplinaridade se faz presente.
Definir um objeto que está em construção, co-existindo com aquele que o estuda é uma tarefa difícil e até certo ponto parcial, uma vez que este objeto está se transformando e se alterando, assim, toda discussão sobre interdisciplinaridade é passível de análise comparativa com o material contemporâneo sobre o tema até que este esteja melhor desenvolvido e articulado, muito mais pela prática do que pela teoria, uma vez que a interdisciplinaridade esta acontecendo, e a partir disso, uma teoria tem sido desenvolvida.
Aplicação na educação
A interdisciplinaridade está presente na educação desde que começou a ser aplicada na ciência.
Na educação básica
Muitos projetos e práticas têm sido adotados, sobretudo nos terceiro e quarto ciclo e ensino médio, numa tentativa de superar a fragmentação do conhecimento e criar uma relação entre o conhecimento e a realidade do aluno.
No nível superior
Há um destaque maior para a interdisciplinaridade no nível superior, dadas as questões da reforma do nível superior e o desafio de formar profissionais mais bem preparados para o mercado de trabalho.
A interdisciplinaridade no processo ensino-aprendizagem
A interdisciplinaridade é discutida como um movimento atual na dimensão do conhecimento e da pedagogia. A socialização do conhecimento é uma necessidade na produção e no campo educativo e vem sendo discutida principalmente por autores que pesquisam sobre as teorias curriculares e as mudanças pedagógicas. Há o consenso de que a interdisciplinaridade apresenta-se de forma integradora, entremeando e retratando o mundo que gira de forma globalizada, facilitando o processo de produção e socializando a aprendizagem.
A interdisciplinaridade leva à contextualização e articulação do