Interdisciplinaridade
Interdisciplinaridade é a qualidade daquilo que é interdisciplinar (aquilo que se realiza com a cooperação de várias disciplinas).
É o processo de ligação entre as disciplinas.
A palavra interdisciplinar é formada do prefixo "inter", mais a palavra "disciplinar". Inter é um prefixo que exprime a ideia de “dentro”, “entre”, "em meio", ex.: interlinear (entre linhas), intermuscular (entre músculos), a palavra disciplinar, no sentido pedagógico significa instruir nas regras e preceitos de alguma arte.
A proposta da interdisciplinaridade é estabelecer ligações de complementaridade, convergência, interconexões e passagens entre os conhecimentos, supõe trabalhar com um mesmo objeto de pesquisa combinando as linhas metodológicas definindo uma problemática comum a recorrer a conceitos teóricos transversais. O currículo deve contemplar conteúdos estratégias de aprendizagem que capacitem o aluno para a vida em sociedade, a atividade produtiva e experiências subjetivas, visando à integração utilizando diversos procedimentos, reflexões e conceitos teóricos possibilitando melhor compreensão e explicação das realidades estudadas.
A Interdisciplinaridade deve ser vista como um processo que permite solucionar conflitos, comunicar-se, avaliar aportes, integrar dados, definir problemas, determinar todo o necessário do supérfluo, procurar marcos de integração e interatuar com fatos levar os alunos a interagirem na solução de conflitos e complementar informações. “O valor e a aplicabilidade da Interdisciplinaridade, portanto, podem-se verificar tanto na formação geral, profissional, de pesquisadores, como meio de superar a dicotomia ensino-pesquisa e como forma de permitir uma educação permanente”. FAZENDA (1992, p.49)
A interdisciplinaridade, não é adequada ou inadequada, pelos problemas e dificuldades que possam surgir no seu desenvolvimento, mas, sim, necessária e natural, propõe uma atitude permanente de crítica e reflexão,