Interdisciplinaridade e prática pedagogica
A preparação para os professores desenvolverem um trabalho de excelência deve vir antes de sua prática efetiva, ou seja, ainda dentro das universidades. Pois para executar é necessário planejar, e para realizar um bom planejamento é necessário ter clareza sobre quais objetivos se pretende atingir e sobre a metodologia mais adequada a ser aplicada.
A universidade deve formar mais do que professores, deve formar multiplicadores. E se o sistema vigente não se mostrou eficiente, como se pode comprovar pelas inúmeras críticas à educação, deve-se pensar em mudanças e tais devem contemplar temas como interdisciplinaridade e transdisciplinaridade, pois são defendidos por pesquisadores e educadores por romperem com a fragmentação presente no sistema de ensino.
Os professores devem priorizar o trabalho solidário e em equipe, que permita mais do que simplesmente a troca de experiências, mas que contemplem a construção de uma prática pedagógica dialógica e unificada.
Outra questão a ser citada é que tanto o trabalho interdisciplinar como o transdisciplinar devem estar voltados à contextualização. Os alunos precisam saber o porquê devem aprender determinados conteúdos e qual sua aplicação na vida prática.
Aqui foram citadas, apenas, algumas sugestões sobre o trabalho interdisciplinar e transdisciplinar, tendo em vista que esses termos já vêm sendo discutidos há algum tempo por diversos profissionais e não serão esgotadas em poucas linhas as discussões sobre o