Interdisciplinaridade, projetos e Currículo
Não faz sentido separar o ensino em matérias distintas se no mundo todas estão multiplamente ligadas.
2. Explique resumidamente, em que consiste o taylorismo.
A divisão do trabalho em dois espaços nitidamente delimitados: abaixo, o segmento produtivo que executava as tarefas ; acima o segmento de planejamento e elaboração. Frederick Taylor sustentava esta divisão a partir da crença que os movimentos do trabalhador que executava tarefas deveriam ser estudados e planejados. Somente assim a indústria poderia garantir o padrão de produtos que fabricava (porque todos operários produziriam da mesma maneira), além de garantir o aumento de produtividade (porque a indústria passaria a controlar os movimentos e o ritmos de produção)
3. Enuncie a implicação do taylorismo para a estruturação e o funcionamento da escola.
Passaram a ter níveis de série separados (daí nasce a concepção seriação), o dia escolar foi fragmentado em unidade de aula de 35 a 45 minutos e o currículo passou a definir uma hierarquia de conteúdos (baseado em Comte e na demanda industrial) onde a matemática surgia no topo, seguida pela física, química, biologia, psicologia e finalmente as ciências sociais.
4. Como era o sistema fordista de educação?
O sistema educacional que emerge destas proposições vai destruir a capacidade protagonista do professor de ensino fundamental. Isto porque às séries iniciais do sistema escolar coube formar o operário padrão, do tipo taylorista. Como foi analisado anteriormente, este trabalhador deveria adquirir conhecimentos básicos e, principalmente hábitos e comportamentos produtivos. Qual papel restaria ao professor destas series? reproduzir os conhecimentos produzidos nas universidades (onde se formavam os gestores/planejadores da indústria moderna) e introduzir hábitos de consumo e produção. Daí porque os