Interdisciplinar
Segundo este autor, a globalização na prática escolar pode ter o enfoque de somatória das matérias quando o professor ou a atividade força o estabelecimento de conexões disciplinares; pode ter o enfoque de conjunção de diferentes disciplinas quando acontece a tentativa de integração de diferentes matérias em torno de um objetivo de conhecimento comum, ou o enfoque de estrutura psicológica da aprendizagem, que defende o estabelecimento de conexões entre o novo conhecimento com os esquemas internos e externos que o aluno já possui. O método de projetos inicialmente mais utilizado no ensino fundamental, hoje encontra-se difundido e aplicado em todos os níveis de escolaridade. É uma forma de organizar os conhecimentos e as atividades escolares seguindo a concepção de que para que ocorra a aprendizagem, os conteúdos e as disciplinas não precisam estar rígida e linearmente organizados. l Os métodos globalizados surgiram quando o aluno, com suas capacidades, motivações e interesses, passou a ser o centro do processo de ensino, isto é, quando o processo de aprendizagem passou a ser analisado.
Desafio este que leva alunos e professores ao desenvolvimento de pensamentos reflexivos, pois trabalhar com projetos exige o entendimento de que o desenvolvimento curricular pode ser concebido por interações e não apenas linearmente e por disciplinas.
Contraponto, linearidade e interdisciplinaridade provocam uma reflexão sobre a apresentação das disciplinas e de seus conteúdos na escola. Por um lado está a compartimentação e do outro a integração dos saberes, porém diante das questões de organização, ou seja, se estes saberes devem se apresentar de forma disciplinar, cumulativa, relacional ou interdisciplinar.
1. Início pela escolha do tema, levando em conta sua relevância, necessidade e interesse dos alunos,