INTERDISCIPLINAR VISITA TÉCNICA NO PRESÍDIO
FACULDADE DE ROLIM DE MOURA
CURSO DE DIREITO
bismarck santos diego SCHULTZ DE MORAiS karollyne de souza chisté leticia santos corbolin weberson ferreira de morais
INTERDISCIPLINAR VISITA TÉCNICA NO PRESÍDIO
rolim de moura – ro
2014
SOCIEDADE ROLIMOURENSE DE EDUCAÇÃO E CULTURA LTDA
FACULDADE DE ROLIM DE MOURA
CURSO DE DIREITO
bismarck santos diego SCHULTZ DE MORAeS karollyne de souza chisté leticia santos corbolin weberson ferreira de moraes
INTERDISCIPLINAR VISITA TÉCNICA NO PRESÍDIO
Trabalho apresentado como pré-requisito para a obtenção de nota parcial na Prática Interdisciplinar do curso de Direito da Faculdade de Rolim de Moura – FAROL, sob a orientação das Professoras Ana Clara Cunha e Inês Viera.
rolim de moura – ro
2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO O interdisciplinar do primeiro período de direito, através da visita técnica a ser realizada, tem por objetivo despertar nos acadêmicos uma visão mais crítica sobre a funcionalidade e realidade social dos órgãos públicos brasileiros.
O presente trabalho desenvolveu-se com o fim de realizar uma visita técnica de campo na Casa de Detenção de Nova Brasilândia D’Oeste - RO, a fim de obter informações sobre as atuais condições do sistema penitenciário local. Buscou-se entender a real finalidade do órgão, sua estrutura, a legislação que o rege, bem como sua importância perante a sociedade.
Verificou-se que a capacidade da casa de detenção é de 28 presos, no entanto a ocupação atual é de 31 presidiários, sendo que 22 destes estão com sentença transitada em julgado, ou seja, estão cumprindo pena. Identificou-se, através dos dados coletados, o perfil e a separação dos presos, as formas de assistências que são concedidas aos detentos e as formas de trabalho que a eles são disponibilizadas com a função social de reintegrá-los à sociedade.
A visita