Interdiciplinar
INTERDISCIPLINARIDADE, HISTÓRIA, TEORIA E PESQUISA 13º EDIÇÃO
O Livro estrutura-se em três aspectos
O primeiro capitulo volta-se sobre a evolução histórica, faz crítica do conceito de interdisciplinaridade.
O segundo capitulo retratra o nascimento o desenvolvimento e a consolidação de grupo de estudos e pesquisa sobre a interdisciplinaridade.
E o terceiro capitulo encaminha-se a uma síntese interdisciplinar das quase 30 pesquisas já realizadas, e hoje já passaram de 100.
A autora faz pesquisas sobre a interdisciplinaridade desde a década de 70 e este estudo lhe permitiu perceber que não possibilidade de um único conceito sobre a interdisciplinaridade para a autora a interdisciplinaridade se refere a uma espécie de interação entre as disciplinas ou as áreas do saber, ela afirma também que o ensino formal dificulta a aprendizagem do aluno, pois esse não estimula o desenvolvimento da inteligência e o resolver problemas e estabelecer convecções entre fatos, conceitos de pensar sobre que está se aprendendo.
A interdisciplinaridade surgiu na França e na Itália na década de 60, época em que os movimentos estudantis eram de grande repercussão e o ensino era visto como um movimento ousado e só era consumido por aqueles que buscavam um novo tipo de ensino.
No final da década de 60, inicio de 70, chega ao Brasil, enchendo de forte influência na elaboração da LDB 9.394/94 e nos Parâmetros Curriculares Nacionais PCN.
Os relatos a cerca do surgimento ao Inter nos apontam vários pensadores que defendiam esse tipo de ensino de diversas formas entre eles podemos citar Jean Piaget, que considerou esse tipo de ensino como um grau mais elevado, já os filósofos descartes, Rosseau, Montessori e Decroly, afirmam que para a Interdisciplinaridade acontecer é necessário que os professores trabalhem em conjunto com um tema gerador, onde as disciplinas se movimentem e interagem entre si, criando assim um anova concepção de ensino e uma nova escola.