Interdependência das organizações com a sociedade
Todos os anos, a AVON pergunta às consumidoras do mundo todo, quais são as suas principais preocupações. Há anos a possibilidade de ter câncer de mama lidera a pesquisa. É por isso que, desde 1992, realizar ações de incentivo à prevenção da doença é o principal recienfoque das iniciativas sociais da empresa.
Pelo que foi levantado e apontado da empresa pesquisada pode-se constatar que foi percebido na empresa Avon que a missão, visão e valores evidenciam a importância social para sociedade, bem como, o delineamento do problema social a ser abraçado. Pode-se colocar que estes norteadores, visão, missão e valores, refletem os ideais de seu fundador, evidenciados na forma de condução dos negócios e no trato com os vários públicos, pelo estabelecimento de um relacionamento transparente e ético, que a posiciona como agente de transformação social.
Nesse aspecto, constatou-se que a Avon fez a seleção e gerenciamento dos projetos de maneira singular, a causa social adotada pela Avon no período de 2000 a 2004 tem perfil totalmente focado no público feminino, e fechando mais esse foco, à prevenção e combate ao câncer de mama: todas as ações e projetos são direcionados a ela. Dos projetos analisados a grande maioria deles é desenvolvida por meio de doações para órgãos do setor público de saúde, eventos para conscientização da problemática e outras ações realizadas que podem ser caracterizadas como pontuais e filantrópicas.
A orientação para a condução dos projetos partia da matriz nos Estados Unidos da América, somente fazendo-se as adaptações necessárias para o Brasil. Até então a Avon gerenciava esses projetos e a partir de 2003 o Instituto Avon tomou as rédeas para gerenciá-los. Apesar de o Instituto Avon ser uma OSC percebeu-se que suas características seriam quase as de um departamento externo pelo seu vínculo e dependência com a empresa. Essa característica perdurou nos anos seguintes como foi analisada na