interbus
O INTERBUS foi desenvolvido pela empresa Phoenix Contact. Essa especificação popularizou-se desde 1987 e componentes INTERBUS estão disponíveis em mais de 200 fabricantes. O Interbus é um sistema rápido, universal e aberto de bus sensor / atuador com um mestre e vários escravos. A taxa de transmissão de dados e a expansão do bus são independentes um do outro. A taxa bruta de transmissão de dados é 500kBit /s, a taxa líquida de transmissão de dados é de 300kBit /s. Para aplicações especiais com cabos de fibra óptica, é possível alcançar taxas de transmissão de dados de 2 Mbit /s. O número de usuários é limitado a 512.
Estrutura
Um sistema INTERBUS tem uma estrutura em forma de anel. Uma ramificação compacta seguindo uma certa direção no sistema é usada para a conexão com o bus. Começando com o mestre (PLC ou IPC), o sistema de bus liga o respectivo controle ou sistemas de computador com os módulos de entrada e de saída de periféricos. A linha principal do sistema é chamado de bus remoto e é capaz de cobrir distâncias de até 12,8 km, entre as estações periféricas. É possível estabelecer ramais a partir do bus remoto. Estes ramais podem ser seja um bus remoto da instalação ou um bus local. A transferência de dados é feita através do protocolo-quadro „shift register with sum“ (em um ciclo de dados, todos os dados são deslocados através do anel)
Características
Encoder FRABA com Interface INTERBUS
O encoder rotativo absoluto é um usuário remoto do bus. Cada um dos usuários e conectado por um cabo do bus da instalação. Esse cabo transporta tanto a linha do bus vindo do master como a linha de retorno. A conexão entre o encoder rotativo e o bus é feits por dois conectores de 9 pinos (macho e fêmea). Não é necessário atribuir endereços, posto que o endereço de cada usuário individual é dado por sua posição física no bus. O projeto e a parametrização podem ser feitos por exemplo com o software INTERBUS CMD ou com PC Works.
Perfis do Encoder
Três perfis são