Interações medicamentosa
Tipos de posições cirúrgicas
Posição decúbito dorsal
Posicionamento
Pontos importantes
Figuras
Utilização
Posição decúbito ventral:
paciente deitado de costas, com as pernas estendidas (paralelas e descruzadas )e os braços estendidos e apoiado em talas (braços em posição anatômica). paciente deitado de abdome para baixo, com braços estendidos para frente e apoiado em talas.
É a de melhor tolerância para o paciente anestesiado, é bastante utilizada e traz menor número de complicações respiratórias intra e pós-operatória.
usada em cirurgias abdominais, supra e infra-umbilicais, torácicas e vasculares
Sistema respiratório fica vulnerável, há restrições do movimento respiratório anterolateral e diminuição do movimento diafragmático (compressão da parede abdominal). Apoiar ombros e abdome, evitar apoio da cabeça sobre o nariz.Nas cirurgias occipitais usar suporte para fixação da fronte. Usa-se coxins sob os tornozelos para evitar distensão e compressão
cirurgias de região dorsal, lombar, sacrococcígea e occipital
DISCIPLINA: CENTRO CIRÚRGICO I 2º ANO - 2012 PROFª Ana Claudia Ferrari dos Santos
Posição Fowler ou sentada:
paciente permanece semi-sentado na mesa de operação
Aumenta a pressão no dorso. Risco para embolia devido a possibilidade de pressão venosa negativa nas áreas da cabeça e pescoço. Evitar hiperextensão do ombro e os braços devem ser impedidos de queda ou pressão contra superfícies duras.
Também usada como posição de conforto quando há dispneia após cirurgia de tireóide, mamoplastias e abdominoplastias.
Posição litotômica ou ginecológica
Paciente permanece em decúbito dorsal, com as pernas flexionadas, afastadas e apoiada em perneiras acolchoadas e os braços estendidos e apoiados em talas Paciente em decúbito ventral com as coxas e as pernas para fora da mesa e o tórax sobre a mesa, a qual está levemente inclinada no sentido oposto das pernas e os braços estendidos e