Interações Intermoleculares e seus efeitos na Solubilidade entre as Substâncias
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Prática n° 5 (08/09/2014):
Interações Intermoleculares e seus efeitos na Solubilidade entre as Substâncias
VILA VELHA
SETEMBRO – 2014
Interações Intermoleculares e seus efeitos na Solubilidade entre as Substâncias
Relatório do Curso de Graduação em Engenharia de Produção apresentada a Universidade Vila Velha - UVV, como parte das exigências da Disciplina Química Experimental sob orientação da Professora Kirlene Salgado Fernandes Penna
VILA VELHA SETEMBRO – 2014
INTRODUÇÃO
Na aula prática do dia 08 de setembro, com intuito de aprimorar conhecimentos e praticar o que já foi aprendido em 'Química Geral', foi designado uma série de experimentos em grupo, a fim de que através dos resultados obtidos, os grupos pudessem discutir e concluir propriedades e fenômenos químicos.
Para a melhor compreensão, é preciso saber a respeito de alguns conceitos a respeito de alguns conceitos relacionados a misturas e solubilidade. Conceitos estes fundamentais para análise de resultados.
Uma mistura é constituída por duas ou mais substâncias puras, sejam elas simples ou compostas."Uma mistura em que a textura desigual dos materiais pode ser detectada é denominada Mistura Heterogênea. Misturas Heterogêneas podem parecer completamente uniformes, mas um exame detalhado mostra que não são." Por outro lado, "uma mistura homogênea é completamente uniforme no nível das partículas e consiste em uma ou mais substancias na mesma fase." (KOTZ, 2009)
Sabendo que, misturas heterogêneas podem apresentar fases, ou seja, divisões visíveis.
Densidade também esta relacionada com essa característica de fase, uma vez que ela determina a ordem que elas se apresentam.Exemplo:"O sistema água e óleo é heterogêneo, pois a água não dissolve o óleo; neste caso, a densidade determina qual camada será inferior( a água de maior densidade) e qual será a superior (o óleo de