Interações diretas e indiretas
1) Introdução
2) O que são interações diretas e indiretas?
3) Sistema animal-planta como modelo.
4) Conclusões
Todos os organismos ou conjunto de organismos (populações) que compartilham de um mesmo local, no tempo e no espaço, estão sujeitos a interagirem entre si. Esta interação pode ocorrer caso eles tenham recursos (comida, bebida, etc) ou condições (clima, pH, etc) em comum ou quando um é o recurso ou condição do outro. Se existe interação, esta pode ser determinada em função do benefício (positivo ou negativo) que cada um tira desta interação. Sendo assim podemos colocar em um gráfico as interações possíveis. As relações positivas para as espécies que interagem configuram-se como mutualismos, obrigatório ou facultativo. As interações que são positivas para um dos envolvidos e neutras para o outro são categorizadas comensalismo. As interações que são positivas para um espécie e negativa para outra são predação e parasitismo, enquanto as interações negativas para ambas as espécies sinalizam competição.
Estima-se que, na terra, exista cerca de 20 milhões de espécies, das quais conhecemos menos de dois milhões (embora suspeite-se que esse número total de espécies seja ainda maior). Das espécies conhecidas, as angiospermas (plantas com flores) são os vegetais dominantes há, pelo menos, 150 milhões de anos, sendo que, entre os animais, os insetos são o grupo dominante, possivelmente por igual período ou mais. Entre animais e plantas são possíveis todas estas interações, pelo menos em teoria, isto porque competição entre insetos e plantas, apesar de teoricamente possível, é muito pouco provável de ser encontrada na natureza. Podemos então fazer um fluxograma da possíveis interações entre animais e plantas com suas variações.
As interações entre plantas e animais pode consistir de redes interativas e diferentes formas de interação. A polinização e dispersão são mutualísticas (+/+) nos quais os animais se beneficiam