interação radialão materia

1761 palavras 8 páginas
Interação Radiação-Matéria
Radiação
Os corpos emitem radiações e, quanto maior for a sua temperatura, maior será a energia das radiações emitidas. Só uma parte da luz do Sol é que passa a atmosfera.
A luz emitida pelo Sol é vital para a vida na Terra, mas, se toda ela incidisse na superfície do planeta, não poderíamos viver. Felizmente alguns gases que constituem a atmosfera absorvem parte dessa radiação solar, funcionando como filtros solares A radiação ultravioleta (UV) é uma gama importante do espetro eletromagnético. Quando esta é estudada e comum subdividi-la em três partes:
Radiação UV-A: é a menos energética. É pouco retida pela atmosfera e penetra na pela do homem, podendo causar danos em profundidade.
Radiação UV-B: é perigosa para o ser humano, sendo responsável pelas queimaduras solares. É retida em grande parte pelo Ozono presente na estratosfera e também pelo Oxigénio.
Radiação UV-C: é a mais energética e, por isso, a mais perigosa para o ser humano. Felizmente é praticamente toda absorvida pelo oxigénio e azoto presentes na termosfera.
O efeito de estuda e um fenómeno muito importante porque ele é o responsável pela retenção de energia na atmosfera, absorvendo grande parte da mesma não deixando a sair da atmosfera. Mais especificamente o efeito de estuda é um fenómeno natural onde a radiação visível e a radiação UV, provenientes do sol, atravessam a atmosfera e incidem sobre a Terra aquecendo a sua superfície. Como resultado desde aquecimento a superfície emite energia sobre a forma de IV. Este fenómeno só ocorre devido aos gases com efeito de estuda (GEE), como o vapor de água e o dióxido de carbono, pois são eles que ao permitirem a passagem da radiação solar vão absorver grande parte da radiação IV emitida pela superfície. Esta absorção de energia corresponde a excitação das moléculas.

Depois existe uma emissão de radiação IV, esta emissão corresponde à desexcitação

Parte dessa radiação é reemitida para o exterior, mas

Relacionados