Interação Educacional
Deuziane Barbosa da Silva1
Resumo: Neste trabalho estaremos abordando como a interação entre alunos pode interferir no processo de ensino aprendizagem do aluno, tanto no aspecto educacional, social e cultural. Quais os principais conceitos a serem discutidos no trabalho? E quais os resultados da discussão teórica? (fonte 10, espaço simples e justificado).
Palavras-chaves: Aprendizagem; interação; cooperativa.
Introdução
Neste trabalho, iremos abordar sobre as relações entre alunos e o aprendizado na interação entre alunos no contexto escolar.
Pesquisas têm mostrado que a interação entre alunos no ambiente escolar e a aprendizagem entre grupos esta sendo cada vez mais produtiva, quando comparada com uma organização competitiva ou individualista (AUTOR, ANO). Analisaremos três itens importantes que expõe as vantagens e desvantagens dessa interação, onde o primeiro se refere à comparação entre a organização social competitiva e individualista das atividades e das tarefas na sala de aula. No segundo trataremos sobre os processos e mecanismos que operam na interação entre alunos em situações de trabalho em grupo. E no terceiro e último tópico vamos explorar as relações entre interação e interatividade, ou seja, a relação entre duas ou mais pessoas que, em determinada situação, adaptam seus comportamentos e ações uns aos outros.
A eficácia da interação entre alunos para a aprendizagem escolar
A interação “constitui o núcleo de atividade, já que o conhecimento é gerado, construído, ou, melhor dito, co-construído conjuntamente, exatamente porque se produz na interatividade entre duas ou mais pessoas que participam dele”. (ENCHEITA, MARTIN, 1995, p. 37).
A Organização das atividades de interação escolar entre alunos se distingue em três formas de organização de aprendizagem – a cooperativa, a competitiva e individualista (Baseado em quais autores).
Na interação com contexto