Interação Droga x Nutriente
A dieta influencia todos os estágios do ciclo da vida, fornecendo nutrientes necessários ao sustento do corpo humanos. Alterações de ordem funcional e/ou estrutural, provocadas por doenças e infecções agudas ou crônicas, levam à utilização de medicamentos, cujo objetivo é restaurar a saúde. A via preferencial escolhida para a sua administração é a oral, entre outras razões, por sua comodidade e segurança.
O fenômeno de interação fármaco-nutriente pode surgir antes ou durante a absorção gastrintestinal, durante a distribuição e armazenamento nos tecidos, no processo de biotransformação ou mesmo durante a excreção. Assim, é de importância fundamental conhecer os fármacos cuja velocidade de absorção e/ou quantidade absorvida podem ser afetadas na presença de alimentos, bem como aqueles que não são afetados. Por outro lado, muitos deles, incluindo antibióticos, antiácidos e laxativos podem causar má absorção de nutrientes.
Conceitos Gerais
O ser humano precisa dos nutrientes em quantidade e qualidade adequadas para atender todas suas necessidades. Os nutrientes são qualquer composto orgânico ou inorgânico contido nos alimentos que são transformados pelo organismo principalmente em energia. Os nutrientes são: carboidratos, gorduras, proteínas, vitaminas, minerais, água e fibras.
Diversos fatores interferem no aproveitamento dos nutrientes, como: tipo de alimento ingerido, seu processamento, preparo e quantidade. Além da capacidade digestiva, da absorção intestinal e da utilização dos nutrientes pelas células.
Os medicamentos e os nutrientes são capazes de interagir entre si. Como medicamento entende-se qualquer químico usado para prevenir ou tratar uma doença. Esta interação é um problema de grande relevância devido às alterações na relação risco/benefício do uso do medicamento. Os nutrientes podem modificar os efeitos dos medicamentos por interferirem em processos como absorção, metabolismo e excreção.
Interação