interaçao
A dengue é uma doença infecciosa transmitida pela picada da fêmea do mosquito vetor Aedes aegypti. É considerado caso suspeito de dengue, todo paciente que apresente doença febril aguda com duração máxima de até 7 dias, acompanhada de, pelo menos, dois dos seguintes sintomas: cefaléia, dor retroorbitária, mialgia, artralgia, prostação ou exantema, associados ou não à presença de hemorragias. Além desses sintomas, o a ciente deve ter estado, nos últimos 15 dias, em área onde esteja ocorrendo transmissão de dengue ou tenha a presença do Aedes aegypti.(MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2008).
. A doença pode se apresentar na forma clássica ou de formas graves, levando até ao óbito. Considera-se a dengue um dos maiores problemas de saúde pública do mundo, especialmente nos países tropicais, cujas condições sócio-ambientais favorecem o desenvolvimento e a proliferação de seu principal vetor o Aedes aegypti. (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2008.
Considera-se a dengue um dos maiores problemas de saúde publica do mundo especialmente nos pais tropicais, cujas condições sócio – ambientais favorecem o desenvolvimento e a proliferação de sue principal vetor o Aedes aegypti.
E importante salienta que para controle da doença é preciso , não só o trabalho da administração municipal , mas o principal , que e a participação popular efetiva na eliminação de possíveis criadores de vetor , fazendo o esforço conjunto de toda a sociedade no combate, à estratégia de saúde família (esf) tem como objetivo geral melhor o estado de saúde da população, através da promoção , proteção diagnostico precoce, tratamento e recuperação da saúde do individuo no contexto família e social .Para tanto , utilizar-se em equipe com a participação efetiva da comunidade, os profissionais da equipe de saúde da família, os agentes comunitários de saúde tem um destaque importante por serem o elo entre a mesma e a comunidade , estreitando laços e facilitando o trabalho no que se refere a prevenção da doença. São