Interatividade Sociologia I
Disciplina: Sociologia da Educação
Interatividade I
1) Analisando o sistema brasileiro de educação hoje, você diria que ele é burocrático e racional?
Burocrático seria uma sala de aula, os alunos enfileirados, silenciosos e atentos ao ensino do professor, racional é o uso do raciocínio, da lógica em uma operação mental.
Pode-se dizer que o nosso sistema de educação tem grande predominância neste tipo de cobrança de uma aprendizagem focada em avaliações predeterminadas.
2) Segundo Weber, qual é a formação exigida pela moderna burocracia?
A educação deixa de cumprir o papel de formação mais ampla em varias dimensões da vida, quando exerce funções de treinamento para realização de atividades especificas.
Para weber a formação moderna burocrática significa o aspecto eficiente, rápido e competente do que outras formas históricas de administração.
Como sabemos, a burocracia é, em Weber, um tipo de dominação que, na modernidade, se estrutura em princípios cujos regulamentos, normas e ações humanas são distribuídos de forma fixa como deveres oficiais, isto é, como atribuições oficiais fixas. É elemento central da estrutura organizada burocraticamente a adoção de medidas metódicas, estáveis, em que a autoridade pode usar até de meios coercitivos, físicos, para o cumprimento dos deveres e direitos estabelecidos.
Essas autoridades - na verdade, funcionários -, são pessoas que têm ou devem ter qualificações e aptidões para serem nomeadas para tais funções. A “autoridade ou a administração burocrática” desenvolveu-se plenamente somente com a aparição do Estado moderno e, na economia privada,apenas nas mais avançadas formas do capitalismo. Mesmo que encontremos no Antigo Oriente sinais dessa autoridade, isto não constitui a norma mas, sim, a exceção.
Na estrutura burocrática, o funcionário tem poderes absolutos, cuja toda organização do abastecimento vital elementar apóia-se sobre seus serviços.
3) O que é, na teoria marxista, uma educação