Inter-relações entre o subsistema partidário e o subsistema eleitoral.
A organização atualmente do sistema partidário é classificado levando em conta o número de partidos, se subdividido em três categorias principais: o partido único, o bipartidarismo, e o multipartidarismo.
O sistema de partido único é caracterizado pela existência de apenas um partido no Estado. “Em tais sistemas pretende-se que os debates políticos sejam travados dentro do partido, não havendo, assim, um caráter necessariamente antidemocrático nos sistemas unipartidários” 2. Mas na pratica, não é assim. Sendo ele comum em regimes totalitários, em especial nas ditaduras do século xx, que fizeram do partido único o instrumento máximo da conservação do poder, usado como instrumento para sufocar os sistemas pluripartidários anteriores a ele. Valendo destacar que no unipartidarismo o eleitor não tem a possibilidade de escolha de seus representantes.
Por sua vez, o sistema bipartidário, que é, sem dúvida, o modelo mais conhecido, em razão de ser relativamente simples, e se caracteriza por ter dois grandes partidos que se alternam no poder do Estado, é considerado por alguns o melhor sistema democrático em critérios de organização partidária.
“Entende Field que nenhum outro sistema há mais aberto à participação direta, imediata, efetiva e influente do eleitor na escolha dos governantes quanto este, arraigado, quer no gosto, quer na preferência dos cidadãos em todos aqueles países onde tradicionalmente o perfilham as instituições” 3.
Apesar de apenas dois partidos terem chances de governar, no sistema