Inter Gest O
Prof: Rosalva Pereira de Alencar
Acadêmicos: João Paulo,
Timoteo
PNE
O PNE traz metas, que preveem a erradicação do analfabetismo, universalização do atendimento educacional, qualificação profissional e colaboração entre União, Estados e municípios.
Já na realidade do filme é bem diferente, são poucos alunos que possuem acesso a educação, e tem se muita dificuldade pelos transporte e falta de infraestrutura das escolas.
ProInfo
Programa Nacional de Informática na Educação, foi criado pelo Ministério da Educação, através da Portaria nº 522 em 09/04/1997, com a finalidade de promover o uso da tecnologia como ferramenta de enriquecimento pedagógico no ensino público fundamental e médio.
No filme pro dia nascer feliz, a realidade é bem diferente, os alunos não tem laboratório de informática, não possui acesso a tal tecnologia.
Pnate
Programa
Nacional de Apoio ao Transporte do
Escolar, que visam atender alunos moradores da zona rural.
No Filme pro dia nascer feliz, o transporte escolar é um caos, os ônibus são muito velhos quase caindo os pedaços, e fica mais estragado do que em serviço.
Ponto crítico na educação
A
sabotagem educacional, é outro fator retratado ao longo do documentário. Segundo a revista Veja, todos os anos 20% dos alunos repetem de serie.
Isso significa que o estado tem anualmente de gastar 20% a mais do que deveria. Tal situação explica a tão evitada reprovação. O governo não tem interesse na qualidade e sim na quantidade de alunos aprovados.
Ponto crítico na educação
A
falta da participação familiar e o desinteresse dos alunos também é constante, eles usam o ambiente escolar como lugar para seus interesses, tais como: namoricos, conhecer novas pessoas, marginalização, passando maior parte do tempo fora da sala de aula, o que é claramente prejudicial ao seu desenvolvimento.
Realidade
No
documentário o diretor mostrou a menina
Valéria, que apesar de não