Intensidade da Rivalidade entre os concorrentes
A intensidade da rivalidade entre produtos e serviços similares é influenciada por muitos fatores. Alguns até podem ocasionar o aumento do potencial de mercado como um todo (o incremento de propaganda de uma empresa pode ampliar o awareness – consciência - dos consumidores por aquela categoria de produto ou serviço, o que acaba beneficiando todas as empresas do mercado). Em compensação, outros fatores (como a concorrência de preços) podem deixar o mercado menos atrativo.
A intensidade da rivalidade competitiva é forte quando:
O número de concorrentes é muito grande;
A diversidade desses concorrentes é alta;
A taxa de crescimento do mercado é baixa;
Os custos fixos são altos;
Os custos de estocagem são elevados;
A diferenciação de produto é pequena;
Os custos de troca entre produtos da concorrência são baixos;
As barreiras de saída são elevadas;
As apostas estratégicas são altas.
1. Concorrentes Numerosos
Para a Danone, mesmo sendo líder mundial no segmento de iogurtes, esses fatores citados acima têm grande influência nos resultados da empresa. Ela disputa o consumidor com mais 5 fortes concorrentes: Nestlé, Batavo, Itambé, Bertin (Vigor) e UP Alimentos (Unilever e Perdigão).
A Danone compete em um mercado instável, uma vez que ela tem mais que três concorrentes significativos, segundo o BCG (Boston Consulting Group).
Uma grande "jogada" da Danone foi a aquisição da marca Paulista em 2000, até então concorrente no segmento. Esta aquisição fez com que a Danone consolidasse a sua posição no mercado de produtos lácteos frescos, fazendo da marca a maior do Brasil.
2. Diversidade dos Concorrentes
Neste segmento de iogurtes, a diversidade dos concorrentes não é tão observada se comparada com outros, uma vez que, quando uma marca lança uma novidade no mercado, as concorrentes buscam, o mais rápido possível, fabricar um produto com as mesmas características da empresa rival. Por exemplo, a Danone