Inten O De Ruptura
Disciplina: Fundamentos HTMSS IV
Professora: Lívia Maria Siqueira Fernandes - Período: 5º Período
Grupo: Joelma Martins / Liriane Priscila / Sabrina Vieira / Simone Alves
Trabalho
1- Discorra acerca do surgimento da perspectiva de intenção de ruptura (Década e quadro e sua denominação).
R= A partir do final da ditadura surge à perspectiva de intenção de ruptura. Emerge no cenário político-social, criticava o desempenho tradicional do serviço social, em seus aspectos teórico, metodológico e ideológico. Sua formulação inicial através da escola de serviço social da universidade católica de Minas Gerais em meados dos anos 70. Para os anos 80 a perspectiva de intenção de ruptura torna-se destaque em virtude de:
Condições de trabalho;
Novo público recrutado para compor a base profissional;
Existência de clima de eferência nas universidades;
Redemocratização da sociedade brasileira.
Até o início da década de 80, as perspectiva da intenção de ruptura ainda não se pautava nas fontes originais do marxismo, apesar do seu rigor intelectual. Assim o avanço dessa perspectiva é visível nas contribuições teóricas que desvelaram o serviço social brasileiro e latino-americano, pautadas em fontes originais.
2- Essa perspectiva gerou uma grande repercussão no meio dos assistentes sociais, por quê?
R= As condições de trabalho da categoria profissional, aviltamento dos salários, aproximação das condições de vida dos usuários. A não conformidade com o tradicionalismo. Novo público recrutado para compor a base profissional, existência de clima de eferência nas universidades.
3- Discorra acerca da importância dessa teoria e o que ela trazia como marca fundamental.
R= A importância dessa teoria era uma decorrência do seu projeto de romper substantivamente com o tradicionalismo e suas implicações teórico, metodológicas e prático-profissionais. De uma parte o projeto de ruptura impunha-se um formidável trabalho teórico–metodológico, tratava-se da